segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Energia Solar na Alemanha

A Alemanha já produz metade da sua Energia utilizando Painéis Solares

A Alemanha acaba de bater o record mundial de produção percentual de energia solar,  no dia 6 de Junho a Alemanha produziu 50% da sua necessidade energética apenas através de painéis solares rasgando mais uma grande meta na sua corrida para a eficiência energética.
Este é um feito gigante para um país que vive com menos luz solar do que 90% do resto da população mundial e com grandes necessidades energéticas devido á sua natureza industrial. Exatamente por este facto, a Alemanha não está apenas dependente da energia solar no que toca a renováveis, tendo um grande investimento também na energia eólica que foi em tempos a porta de entrada do país no mercado das energias renováveis. Na imagem a baixo, crédito da SolarGis que monitoriza as radiações solares no solo terrestre mostra bem o potencial solar distribuído por território, onde é possível ver o grande potencial de Portugal em relação aos países do Norte da Europa.
distribuição solar
A mudança da Energia Eólica para a Energia Solar não foi contudo fácil, nem barata, com 16 mil milhões de euros em subsídios à energia solar apenas em 2013. Ainda assim, graças a esse investimento, a Energia Solar já consegue competir com energias (tradicionalmente tidas como baratas) como as dos combustíveis fósseis.

Os objetivos ambiciosos da Alemanha

De acordo com o seu plano Energético a longo prazo, denominado de Energiewende, o país pretende gradualmente abandonar as energias poluentes em favor de Energias Renováveis, contando mesmo com a desativação das suas plantas nucleares em 2022. A percentagem de Energia Renovável do Sol, Vento, e Biomassa pretende-se que suba para 80% da produção total de energia e 60% do total de energia consumida até 2050. Ao mesmo tempo o governo comprometeu-se a reduzir em 40% as suas emissões de gases poluentes até 2020. (comparando com as emissões em 1990)

Nenhum comentário: