quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Energia Solar Fotovoltaica em Estadio de Pernambuco





Arena Pernambuco pensa de forma Eficiente se o assunto é Energia 

25.11.15




Fonte: NE 10 - 24.09.2015


Pernambuco - Nos tempos atuais, uma partida de futebol não é só mais a prática de um simples esporte. O jogo virou um entretenimento para os torcedores e simpatizantes dos times. As atrações para o público aumentaram e consequentemente, os gastos com a energia também. Quanto maior o estádio, maior o rendimento energético. Só que a Arena Pernambuco segue a contramão da lógica. Inaugurada em 2013, foi construída também em um terreno de 15 mil m² uma Usina de Energia Solar totalmente 
Sustentável.

O equipamento tem uma produção anual que equivale ao consumo de 6 mil habitantes e a manutenção é feita pela concessionária que administra o local. Vale salientar que o excedente que não é utilizado no empreendimento multiuso é injetado diretamente na rede de energia da Celpe. O monitoramento da usina é feito pelo chamado “sistema supervisório” e coordenado pela equipe de Engenharia e Manutenção da Arena.

“O supervisório é fundamental para o controle real de eficiência do sistema. Podemos monitorar, de dentro da Arena, todo o funcionamento da Usina em uma única tela de computador”, destacou Marília Bechara, responsável pela área de Engenharia e Manutenção.

Além disso, também existe uma estação meteorológica que proporciona o monitoramento das condições climáticas locais e da medição da radiação solar, controla a intensidade, a direção dos ventos, o índice pluviométrico, a pressão atmosférica e a umidade relativa do ar.