domingo, 19 de julho de 2015

Vantagens da Energia Solar para Bombeamento de Água

Bombeamento Solar de Água através de painéis fotovoltaicos
Irrigação através da Energia Solar Sotovoltaica é a solução definitiva para agricultura e comunidades sem acesso a rede elétrica
A água é fator de saúde e progresso em comunidades isoladas da rede elétrica convencional. Durante períodos de seca populações inteiras percorrem longas distâncias em busca de água para consumo próprio, vivendo com a escassez desse recurso básico que impedem o desenvolvimento econômico e sujeita o povo a condições desumanas de sobrevivência. Mas em muitas vezes a solução é encontrada nos depósitos de água localizados logo abaixo, na água subterrânea. A falta de conhecimento e de recursos financeiros, aliada a falta de energia elétrica, desperdiçam esse fácil acesso à água.
A Energia Solar Fotovoltaica em Sistemas de Bombeamento de água é a aplicação mais eficiente e definitiva. Ela utiliza a radiação do sol gerando eletricidade em corrente contínua através dos painéis fotovoltaicos que alimentam uma bomba de água especialmente desenvolvida para uso conectada diretamente aos painéis, sem a necessidade de baterias. Sempre que houver sol pleno incidindo sobre os painéis a bomba será acionada.
Como funciona a bomba solar fotovoltaica para bombeamento de água
A utilização de sistemas de alimentação por meio de módulos fotovoltaicos já é uma realidade aqui no Brasil. A Energia Pura, distribuidora autorizada no Brasil das bombas Lorentz, líder mundial na fabricação dessas bombas para uso com energia fotovoltaica, já implementou diversos sistemas que operam em áreas remotas principalmente no interior do país. Tratam-se de sistemas eficientes de bombeamento, confiáveis e, que requerem pouca manutenção solucionando o problema de abastecimento de água em locais isolados de forma imediata.
Principais vantagens do Bombeamento Solar Fotovoltaico
- Dispensa o uso da rede elétrica convencional ou gerador a diesel
- Facilidade de instalação
- Baixo nível de manutenção­
- Longa vida útil principalmente dos painéis fotovoltaicos: superior a 25 anos
- Bombeamento sem emitir ruídos ou poluição
- Dispensa o uso de baterias
- As regiões de maior necessidade de água geralmente possuem ótima insolação
- O agricultor não está sujeito a aumento do preço da eletricidade ou combustível
Bomba Solar Fotovoltaica de Água para locais isolados
Dimensionamento e Custo do sistema
Uma análise criteriosa deve ser feita confrontando o custo de extensão da rede elétrica convencional para alimentação de uma bomba comum ou, movida a diesel, versus o bombeamento solar. Essa comparação deve levar em conta não apenas o investimento inicial, mas também os gastos de operação e manutenção, além das características específicas do local e do poço.
Informe: Energia Pura