segunda-feira, 9 de março de 2015

Energia Solar confirma viabilidade Financeira


   
A viabilidade da energia solar está sendo confirmada por diversas fontes. Uma fonte vem do acompanhamento do nosso sistema, que economizou mais que R$ 2.000 em apenas 18 meses. Além do ganho financeiro, tivemos ainda a felicidade de reduzir em 2,5 toneladas a emissão degás carbônico na atmosfera.
E a viabilidade só vai melhorar com os recentesaumentos de tarifas de energia, de 29% médios no Sudeste / Centro-Oeste, chegando a 40% para algumas concessionárias.
A Energia Solar ganha também quando comparada com geradores a diesel ou gás. Um estudo da Empresa de Planejamento Energético (EPE), elaborado com apoio da GIZ, indica um valor de R$ 700 / MWh. A potência estimada no Brasil é de 7 a 9 GW, distribuída por empresas, shoppings e hotéis, e poderia ser usada para amenizar a escassez de energia. Além do custo alto, outra desvantagem é a poluição pelo diesel. Mais um ponto a favor da energia solar – vamos agilizar sua implantação em grande estilo!
Neste contexto precisamos alertar para um entrave recente: no ano passado, o Inmetro publicou a portaria 357que tornou obrigatória a certificação brasileira de inversores a partir do fevereiro de 2015. No entanto aindanão temos laboratórios capazes a atender a essa demanda, o que está causando uma insegurança jurídica e, parcialmente, um grande atraso na implantação de novas instalações. É urgente adiar a obrigatoriedade e continuar com certidões internacionais por mais algum tempo!
cenário de energia será debatido no dia 18 deste mês durante o seminário “Oportunidades de Negócio no Mercado de Energia”, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE), com palestras muito interessantes. Participe, aproveitando o desconto oferecido para convidados da Solarize – detalhes abaixo.
À tempo: em breve teremos novos treinamentos sobre o software de simulação PV*Sol e sobre proteção contra surtos. Fique atentos ao site e às divulgações!