domingo, 2 de agosto de 2015

ESTRADAS COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Será que daqui a uns anos no futuro a sua viagem de verão será feita em cima de… painéis solares? O casal Julie e Scott Brusaw dos Estados Unidos da América acreditam que sim e lançaram o desafio aos investidores individuais com a sua campanha de crowdfunding no website “IndieGoGo”
A uma primeira vista a ideia poderá parecer estapafúrdia, mas olhando com atenção apercebemo-nos de detalhes que poderão fazer toda a diferença. Não só estas estradas pretendem gerar energia mas pretendem ainda ser uma nova geração de superfícies inteligentes e dinâmicas.
estradas solares
A estrutura está dividida em blocos hexagonais compostos de várias camadas de vidro altamente resistente intercalado com painéis solares, sensores, iluminação LED e ainda um sistema de aquecimento para derreter a neve no pavimento. Esta tecnologia toda junta pretende que a estrada onde circula possa em tempo-real disponibilizar informações de tempo, limite de velocidade, acidentes de viação, ou avisos aos condutores. Tudo isto controlado automaticamente por um computador.
Tal como qualquer estrada que existe atualmente, estas estradas necessitam de manutenção, aqui entra o seu poder de gerar energia solar. Estas estradas estão projetadas para gerar mais do que o necessário em Energia Solar para que se possam pagar a si próprias e ainda mais.
Pode saber mais sobre o projeto neste vídeo:

Estapafúrdio ou não, a verdade é que este projeto já angariou mais de 2 milhões e 200 mil euros dos internautas no famoso site de Crowdfunding, tornando assim cada vez mais possível que no futuro possamos ver estradas destas mesmas em nosso País.

Nenhum comentário: