domingo, 28 de junho de 2015


PlanetSolar – O maior navio movido à Energia Solar 

do Mundo.



BarcoEnergiaSolar1

O catamarã PlanetSolar, maior navio movido à Energia Solar do mundo, foi lançado em março de 2010 e tornou-se o primeiro veículo movido à energia solar a navegar ao redor do mundo, desde Maio de 2012 quando iniciou sua primeira missão.
Com uma plataforma expansível, coberta de mais de 500 metros quadrados de painéis solares, o navio de 60 toneladas é totalmente alimentado pelo sol. Mais de 800 painéis solares carregam as enormes baterias de lítio-íon instaladas nos cascos gêmeos do catamarã, além do poder de dois motores elétricos na parte de trás do navio.
O navio movido à Energia Solar tem uma velocidade máxima de 26 quilômetros por hora e com a bateria completamente cheia, pode correr durante 72 horas sem a existência de sol. Com espaço para até 60 pessoas, ao contrario dos navios movidos a diesel, o catamarã PlanetSolar navega silenciosamente sem liberar quaisquer poluentes na água e no ar.
No dia 28 de Julho, o catamarã PlanetSolar viajou para Grécia como parte de sua expedição TerraSubmersa, a mais notória de todas, para participar de uma missão arqueológica, juntamente com a Universidade de Genebra (UNIGE), em busca vestígios do que podia ser do mais antigo assentamento humano da Europa, afim de explorar e reconstruir paisagens pré-históricas para identificar traços potenciais de atividade humana.
Atualmente, o navio se encontra ancorado na cidade de Doges em Veneza, depois que sua campanha chegou ao fim no dia 09 de Setembro. O navio era comandado pela família Stroeher que após terem seus objetivos concluídos resolveram aposentar o PlanetSolar até a chegada de um novo dono.

PlanetSolar

PlanetSolar3
                                                 
                                                        JVT'Solar

Nenhum comentário: