sábado, 22 de fevereiro de 2014

Telhas Fotovoltaicas (Sistema de cobertura SRS Energy Solar).

A telha Solé é utilizada da mesma maneira que as placas solares tradicionais.


A empresa americana SRS Energy não somente investiu no desenvolvimento de tecnologia fotovoltaica, como inovou. A captação da energia solar não precisa mais ser feita através de placas grandes que cobrem o telhado, mas podem se “camuflar” em meio às telhas de barro.
A placa, chamada de Solé, possui as mesmas qualidades e é utilizada da mesma maneira que as placas tradicionais. O seu diferencial é basicamente no formato, que segue as ondulações de um telhado de cerâmica, só que ao invés da cor do barro a placa é azul.

As telhas ainda não são comercializadas no Brasil, mas já são usadas pelos americanos. Além de serem “fashion” elas também são muito resistentes, feitas de polímero de alta performance um material leve, inquebrável e reciclável.
Assim como os coletores solares para o aquecimento de água, os painéis fotovoltaicos representam uma fonte de geração de energia renovável e limpa e por suas características se integra muito bem ao ambiente urbano. 

Tecnologias que facilitem a integração arquitetônica da energia solar, tanto térmica como fotovoltaica são sempre benvindas e os arquitetos devem estar atentos para pensar nos painéis solares com uma dupla função na edificação: energética e arquitetônica. Este será um dos desafios da urbanização moderna e portanto nossos arquitetos e construtores devem entender a energia solar como um novo componente da construção, com suas exigências e limitações, mas também com enormes possibilidades de inovação e eficácia.
Adaptado por Studio EquinócioSistema de cobertura SRS Energia Solar


Nenhum comentário: