sábado, 15 de fevereiro de 2014

Energia Solar Térmica no Brasil

O Brasil tem mais de 8 milhões de m² instalados de coletores de energia solar para aquecimento de água


No que se refere à preservação do meio ambiente, o uso de aquecedores solares apresenta vantagens, funcionando a partir de uma fonte natural, ecológica, gratuita, que não agride o meio ambiente que é inesgotável: o Sol. E dentro deste contexto, com 8,4 milhões de m² de área de coletores solares térmicos instalados, o Brasil encontra-se na 5a posição no ranking mundial na utilização de energia solar térmica, de acordo com o relatório da IEA - International Energy Agency - 2013 (Agencia Internacional de Energia).

O DASOL - Departamento Nacional de Aquecimento Solar da ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, chama a atenção para as duas principais aplicações dos coletores solares no Brasil, aquecimento de água para banho (coletores planos fechados com vidro com reservatório térmico) e aquecimento de piscinas (coletores planos de termoplástico aberto).

Os aquecedores solares planos abertos e fechados são fabricados e comercializados no Brasil desde final da década de 70. Ambos os modelos são produzidos por empresas brasileiras com tecnologia nacional e fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.

De acordo com o gestor do Dasol, o engº Marcelo Mesquita, "o mercado de aquecedores nacional está passando por um momento de transição, a partir de julho deste ano, todos os equipamentos deverão ter a etiqueta do Inmetro, o que para o nosso setor demonstra garantia de qualidade do produto e respeito ao consumidor que poderá no momento da compra, conhecer e comparar informações dos produtos que estão na etiqueta do INMETRO para uma melhor compra".

Por sua localização e extensão territorial, nosso País recebe energia solar da ordem de 1.013 MWh (Mega Watts hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o consumo anual de eletricidade. Em 2012 o setor produziu mais de 1 milhão de m² de coletores solares, sendo cerca de 50% de coletores para piscinas e 50% para banho, demonstrando equilíbrio no perfil do mercado brasileiro neste momento. Os setores que mais se utilizam dessa tecnologia o residencial e o de serviços, como hotéis, restaurantes, pet-shop´s, clubes, lavanderias e hospitais, locais em necessitam de muita água quente. Outro setor que começa a experimentar os aquecedores é o industrial, mas ainda de forma pontual. 

Nenhum comentário: