quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

{ENERGIA TÉRMICA} Aneel prevê entrada de 1,2GW de novas térmicas em 2014 País ainda pode contar com mais 159MW, caso os empreendedores consigam superar as restrições para entrada em operação desses projetos

Crédito: Divulgaçao/Pantanal Energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atualizou o relatório com as expectativas das usinas que devem entrar em operação em 2014. No total, é esperado um incremento de 5.734.MW, sendo que 2.571.MW apresentam algum tipo de restrição, podendo não entrar neste ano.
Destaque para as térmicas, as quais são esperadas o funcionamento de cinco projetos, que somam 1.204.MW de potência. Existe ainda a previsão de que 159.MW também entrem em operação neste ano, isso se os empreendedores conseguirem superar as pendências existentes (licença ambiental não obtida, obras não iniciadas ou contrato de combustível indefinido).
Também podemos ter um número considerável de eólicas em funcionamento em 2014. No entanto, do total de 2.689 MW estimados, apenas 528,8>MW não apresentam impedimentos para entrada em operação neste ano.
No grupo das grandes hidrelétricas, há uma expectativa que 1.302 MW sejam adicionados ao sistema elétrico brasileiro. Ainda é esperado a operação de 379,35;MW em PCHs, embora 252;MW apresentem restrições para o funcionamento.
Os dados são um resumo do relatório de acompanhamento da expansão da oferta de geração, elaborado pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica, atualizados em janeiro de 2014, ao qual a reportagem teve acesso nesta terça-feira (21/01).
O relatório de dezembro do ano passado apontava para um incremento de mais de 9.GW em novas usinas para 2014, o que foi revisto pela área de fiscalização da agência reguladora.

Nenhum comentário: