terça-feira, 11 de junho de 2013

Brasil recebe pedido de 392,4 MW de PV

Brasil recebe pedido de 392,4 MW de PV | ASSILTEC - Energia Solar Fotovoltaica | Microgeração | Scoop.it
Os avisos sobre os pedidos recebidos foram publicados em Diário da República do Brasil Diário Oficial da União (DOU).
 Energia solar desenvolvedor Arigó Solar Energia SPE apresentou um pedido de registo de um projecto fotovoltaico totalizando 30 MW. A fábrica está a ser desenvolvido no município de Pocinhos, no nordeste do estado Paraíba do Brasil. O anúncio foi publicado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no DOU em 07 de maio.
 Na mesma edição, a Aneel revelou que o desenvolvedor Solyes Geradora de Energia Ltda pediu o registo de duas centrais fotovoltaicas: 30 MW Sol do Sertão XV e 30 MW Sol do Sertão XVIII, no município de Cônego Marinho, no estado de Minas Gerais.

Em 9 de maio, o regulador brasileiro revelou que a Renova Energia, também apresentou um pedido de registro para sua 30,24 MW Caetité V usina fotovoltaica, previsto para construção no município de Caetité na Bahia.


Finalmente, na mesma edição DOU, a Aneel anunciou que a CPFL Energias Renováveis, a terceira maior concessionária de energia elétrica do Brasil, apresentaram pedidos de autorização regulamentar para 10 novas centrais fotovoltaicas com uma capacidade combinada de 302,4 MW. As plantas serão desenvolvidas no município de Ourolândia, no nordeste do estado da Bahia.

Arigó Solar Energia SPE, Solyes Geradora de Energia Ltda e Renova Energia aplicada recentemente para autorização regulamentar para outros sete centrais fotovoltaicas, de acordo com uma série de anúncios a ANEEL publicou no final de março e início de abril.

Renova Energia tem até agora construído todos os seus projetos de energia solar no sudeste da Bahia. Estas plantas terão módulos policristalinos e thin-film. "Renova investiu no comércio de energia solar no mercado livre de energia e acredita que um leilão de energia solar dedicado irá impulsionar o [fotovoltaica] de mercado no país", disse a empresa em seu último relatório trimestral publicado em março.

O diagrama abaixo mostra os componentes típicos de um gerador de Energia Solar Fotovoltaica independente.


Componentes
1. Módulos solares: convertem a luminosidade solar em eletricidade;
2. Regulador de carga: controla o nível de carga do banco de baterias, evitando sobrecarga ou descarga excessiva;
3. Banco de baterias: uma ou mais baterias acumulam a energia gerada para utilização à noite ou em momentos de pouca insolação. As baterias são do tipo estacionário ou automotivas;
4. Inversor: converte a eletricidade do banco de baterias de 12 volts corrente contínua para 110 ou 220 volts corrente alternada;
Os componentes do sistema poderão variar de acordo com a aplicação a que se destina, e em geral poderá ser configurado para utilização de três formas distintas:
• Sem baterias: os módulos solares alimentam diretamente o equipamento a sereletrificado, como por exemplo, uma bomba d'água. Neste caso tanto o inversor como o regulador de carga são dispensáveis e o sistema só funcionará enquanto houver sol.
• Com baterias, em 12 volts corrente contínua: para alimentar equipamentos que funcionam nesta voltagem, como lâmpadas fluorescentes compactas, TVs, aparelhos de som, bombas d'água, etc. Neste caso o inversor não é necessário.
• Com baterias, em 110 ou 220 volts: com o uso de um inversor, sendo possível alimentar quaisquer equipamentos que estejam dentro da potência do inversor.