quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Maior bateria do mundo equaliza energia dos ventos


Represa de energia
Em um local remoto do Texas, bem no quintal da indústria petrolífera, foi ligado na semana passada um equipamento para impulsionar as energias limpas e renováveis.
É a maior bateria do mundo, destinada a funcionar como uma "represa de energia" entre uma fazenda eólica e a rede de distribuição elétrica.
O objetivo é garantir um suprimento contínuo da eletricidade produzida pelos ventos para a rede elétrica.
Projetada com a tecnologia desenvolvida pela empresa emergente Xtreme Power, e financiada pela concessionária Duke Energy, a bateria pode injetar até 36 megawatts de potência na rede em um período de 15 minutos.
Isso não apenas resolve o dilema da intermitência natural da energia eólica - sempre dependente das variações dos ventos -, como ainda adiciona um elemento de segurança para a rede elétrica, que passa a contar com uma potência de reserva para atender prontamente qualquer pico de demanda.
Maior bateria do mundo equaliza energia dos ventos
Cada módulo da superbateria possui múltiplos terminais, o que permite que a eletricidade flua rapidamente. [Imagem: Xtreme Power]

Tecnologia chumbo-ácida
Apesar do seu tamanho, a maior bateria do mundo não traz muitas novidades tecnológicas.
Ela é formada por módulos do tamanho de um ônibus baseados na tecnologia chumbo-ácida, a mesma presente nas baterias dos automóveis há quase um século.
A novidade é que os eletrodos têm maior área, e cada módulo possui múltiplos terminais, o que permite que a eletricidade flua rapidamente, quase como em um super capacitor.

Uma combinação adequada de fontes de energia eólica e solar, e armazenamento em baterias e tanques de hidrogênio

Energias renováveis podem suprir eletricidade durante 99,9% do tempo
As energias renováveis poderão suprir as necessidades mundiais de energia elétrica em 99,9% do tempo, até o ano de 2030.
E tudo isto a custos comparáveis aos gastos atuais com eletricidade.
A conclusão é de Cory Budischak e Willett Kempton, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.
Segundo eles, as críticas sobre a inconstância das fontes de energia solar e eólica não se fundamentam se o assunto for abordado da perspectiva correta - do ponto de vista dos custos.
Custos das energias renováveis
Os pesquisadores desenvolveram um modelo focado na minimização dos custos de geração da eletricidade, em lugar da abordagem tradicional que busca equilibrar a geração e o consumo de eletricidade.
A conclusão é que gerar mais eletricidade do que o necessário durante os "horários médios" - os horários que não são de pico -, a fim de atender as necessidades dos horários de pico de demanda, sai mais barato do que armazenar energia para usar nos momentos de demanda mais alta.
Isto permitiu reduzir muito a necessidade de sistemas de armazenamento, como baterias e tanques de hidrogênio, que são muito caros.
Uma combinação adequada de fontes de energia eólica e solar, e armazenamento em baterias e tanques de hidrogênio, pode ser uma solução viável para a demanda atual e futura de eletricidade.[Imagem: Lisa Tossey]

Energia solar: escritório desliga fornecimento da distribuidora após instalar painéis fotovoltaicos

Sistema de microgeração renovável instalado pela Energia Pura atende 100% da demanda energética de escritório em Corumba, MS
O sonho da auto-suficiência em energia está cada vez mais viável agora que o investimento nos equipamentos para microgeração renovável (painéis fotovoltaicos, inversores, baterias,...) podem se pagar em poucos anos, tornando qualquer pessoa ou empresa independente energeticamente!
O mais novo exemplo está localizado em Corumba, no Mato Grosso do Sul, no escritório Falluh de advocacia que recentemente declarou sua independência ao instalar um sistema de microgeração de energia solar fotovoltaico para suprir toda a demanda consumida na empresa. O sistema composto por 6 painéis da Mitsubishi possui 1.5 kW de potência nominal e baterias estacionárias para acumular a energia para os momentos em que não há sol. A capacidade mensal de geração do sistema é de aproximadamente 200 kWh por mês.
Segundo o proprietário Milton Falluh “como no escritório a carga instalada é pequena e os aparelhos são eficientes (iluminação 100% Super-LED, monitores LED) estou usando o sistema sem auxílio de energia da rede da distribuidora que, mandei desligar em dezembro de 2012.” Até um ar condicionado é ligado durante as horas mais quentes do dia, quando tem maior insolação e a geração de energia do sistema está no máximo.
Milton ainda complementa: “a boa circulação de ar do projeto, pintura branca e grandes vãos mantém o ambiente arejado. Contamos ainda com captação de água da chuva e estação de tratamento do esgoto próprio. Em 2013 nossas ações estão voltadas para o meio ambiente e consumidores que se preocupam em escolher negócios sustentáveis.”
Energia Solar Off Grid
Acima foto da fachada do escritório / na direita o Inversor da Outback e o Banco de Baterias Moura Clean do sistema

Fonte: 
Corumbá, MS