sexta-feira, 1 de junho de 2012

Case para iPad é equipado com células fotovoltaicas


Os tablets e outros gadgets têm se tornado cada vez mais comuns. Diante dessa demanda crescente a Kudo, uma empresa norte-americana, desenvolveu estratégias para reduzir o consumo energético destas tecnologias, possibilitando o uso e produção de energia renovável em pequena escala.

Uma das ferramentas produzidas pela companhia é o Solar KudoCase para iPads. A invenção trata-se de um estojo para guardar tablets equipado com placas fotovoltaicas, que absorvem a energia do sol e a transforma em eletricidade para recarregar as baterias do equipamento.

Além de proporcionar o uso das fontes renováveis o case é feito de maneira sustentável, com plástico à base de milho biodegradável, evitando o uso do material derivado do petróleo.

Outro benefício do uso deste estojo é o aumento da autonomia da bateria, já que ao ser exposto ao sol diariamente durante duas horas, o equipamento armazena a energia necessária para o uso do iPad durante dez dias. Ele também possui um sistema inteligente integrado, que desliga o aparelho quando está fora de uso, para economizar energia.

O case ainda possui saída USB para que outros pequenos dispositivos, como celulares e mp3, sejam recarregados. Ele já está à venda pela internet pelo site do fabricante por US$ 199,95.

Netbook movido a energia solar já está disponível no Brasil


Já existe no Brasil um computador equipado com células fotovoltaicas, capaz de funcionar somente a partir do aproveitamento da energia solar. A novidade é o modelo NC215S da Samsung, um netbook que está à venda no mercado brasileiro e pode facilitar a vida de quem não consegue se desconectar.

Além do benefício ambiental, o computador é muito eficiente para pessoas que trabalham nas ruas e que não têm constantemente o apoio da rede elétrica para recarregar seus equipamentos. O NC215S precisa apenas ser exposto ao sol para que a bateria seja totalmente carregada.

Segundo a fabricante, a cada duas horas de exposição ao sol a bateria armazena suprimento para funcionar por uma hora. Outro diferencial do netbook é a sua autonomia, pois com a recarga completa ele chega a ficar ligado por até 14 horas, sem precisar do sol ou do plug na tomada.

O computador já está à venda no Brasil e pode ser adquirido através de diferentes sites de compras pela internet, por pouco mais de mil reais. As especificações do modelo são equivalentes às de um netbook tradicional.

A tela de LED possui 10,1 polegadas e película antirreflexo, o processador utilizado é o Dual-Core Intel Atom N570 de 1,66 GHs, ele possui memória RAM de 2 GB e disco rígido de 500 GB. Mesmo sendo equipado com placas fotovoltaicas o peso do equipamento é de 1,3 quilo.

Case para notebook aproveita energia solar para recarregar gadgets


O Kuaray é uma pasta para guardar notebooks equipada com um sistema de captação da energia solar. A proposta é uma opção sustentável para os amantes da tecnologia, pois permite que computadores e gadgets sejam recarregados em qualquer local, independente da rede de energia elétrica.

O conceito foi idealizado pelo designer industrial Ruben Freire, que teve cuidado até mesmo na escolha do nome. Kuaray significa sol na língua guarani e serve como homenagem ao astro que fornece a energia necessária para o funcionamento do sistema.

A criação de Freire é um pouco diferente dos modelos tradicionais em que são usadas as placas fotovoltaicas. O Kuaray é equipado com um painel elástico solar, com uma bateria de íon-lítio, capaz de armazenar boa parte da energia captada para uso posterior.

O designer também optou por materiais que fossem feitos com o intuito de reduzir ao máximo o impacto ambiental do produto. Portanto, na criação foram usadas partículas orgânicas de plástico, latas de refrigerante descartadas e milho, que tornam boa parte do produto reciclável.

O plástico usado no equipamento é uma das partes mais intrigantes, ele é feito com a resina biodegradável Mirel, produzida desde 2006 por uma gigante agrícola, chamada Archer Daniels Midland. Esta foi a primeira empresa a provar que o polihidroxialcanoatos, uma forma de ocorrência natural de poliéster, poderia ser produzido usando organismos recombinantes em um processo de fermentação biológica.

O Kuaray ainda pode ser usado para alimentar outros dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, mp3 e outros equipamentos de baixo consumo energético. Para aumentar a capacidade de abastecimento, o carregador pode ser fixado em qualquer janela, para que fique diretamente exposto ao sol. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo